top of page

Renova é referência em Portugal e no Mundo

Atualizado: 26 de dez. de 2021



Poucos conhecerão o quão especial é a ligação da Renova ao rio Almonda e ao meio ambiente. A fábrica foi construída junto à nascente do Almonda, algo que é, simultaneamente, uma verdadeira bênção geográfica e uma enorme responsabilidade. O rio corre por dentro da fábrica, entranhando-se na marca, gerando uma relação profunda entre a Renova e o rio.


Na primeira metade do século XX o mundo ainda olhava para o ambiente como um mero recurso, mas tal viria a mudar profundamente de forma global e a Renova não foi exceção. Com uma forte cultura de inovação, aprendizagem e melhoria contínua, a forma como os seus colaboradores abraçaram desde muito cedo o processo de consciencialização ambiental foi um verdadeiro rito de passagem para a marca.



A partir da década de 80, a Renova consolidou o seu compromisso de proteção da nascente do rio Almonda, do “Santuário Ecológico” envolvente e do ambiente de forma geral, quase sempre de forma pioneira, antecipando até requisitos legais. Era um novo paradigma e o encontro de uma nova consciência. Credibilizavam-se processos e produtos com diversas certificações internacionais, algo que permanece até aos dias de hoje, e a Renova reforçava a sua credibilidade e posicionamento ambiental.



Esta profunda consciência ambiental tem acompanhado e moldado o caminho da Renova até à atualidade, não só na melhoria de processos de fabrico, que se traduziram no lançamento de diversos produtos fabricados de forma sustentável, tentando responder a um conjunto de expectativas dos cidadãos e clientes relativamente a produtos eco-friendly.



Renova Love & Action

O foco no lançamento de produtos ambientalmente responsáveis está patente, entre outros, no lançamento da gama Renova Love & Action. Composta por produtos distinguidos com o Rótulo Ecológico da União Europeia e certificação FSC, estes são elaborados maioritariamente a partir da reciclagem de papel ue já teve uma vida anterior. A pasta de papel que provém da floresta é toda ela certificada ou de origem controlada e a certificação FSC assegura que os produtos provêm de explorações com gestão florestal responsável. Os processos de fabrico foram concebidos para minimizar o consumo de água e, através do uso eficiente de energia na produção e do uso racional do transporte na distribuição dos produtos, reduzir o consumo de energia e emissões de gases de efeitos estufa. A gama foi pensada para utilização doméstica (guardanapos e papel higiénico), mas também no segmento profissional – canais Horeca e Serviços, com oferta de papel higiénico em rolos, doméstico e jumbo, toalhas de mão interfold, rolos de cozinha e guardanapos. Os produtos Renova Love & Action resultam de processos de fabrico triplamente certificados segundo as normas mais exigentes em matéria de meio ambiente, segurança e saúde, e qualidade (ISO 14001 e EMAS, OSHAS 18001, ISO 9001).



Lançamento Gama Paper Pack

Em 2018, assinalou-se outro importante momento do percurso ambiental da marca - o lançamento da gama Paper Pack - uma gama de produtos embalada em papel, substituindo o plástico – constituída por 4 referências de papel higiénico. A gama Paper Pack foi ampliada em 2019 com o lançamento de Rolos de Cozinha, igualmente embalados em papel reciclável e biodegradável, em que todos os materiais de embalagem utilizados, inclusive os tubos interiores, são produzidos de forma a poderem ser reciclados e darem origem a novos produtos de papel após a sua utilização, reforçando a adoção de práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente.


Compromisso com o Planeta

Com o alargamento da gama Paper Pack, a Renova reforça o seu compromisso com o planeta, ao continuar a eliminar progressivamente o plástico na embalagem de produtos do seu portfólio, assumindo que o respeito pelas origens e o esforço na redução do plástico no consumo quotidiano deve ser uma responsabilidade partilhada por toda a sociedade - marcas, distribuidores e cidadãos.

A Renova faz-nos sentir em casa!

RENOVA, S.A.

Zibreira

2354- 001 Torres Novas



Comments


bottom of page