top of page
Ceramic Vases

BLOG

Design de interiores e Arquitectura

Oferecemos soluções de decoração prontas-a-montar, num serviço 100% Online.

10 estilos de decoração para a sua casa conforme a sua personalidade

Nos últimos anos, surgiram numerosos estilos de decoração, alargando a escolha quando se trata de decoração. Os nascimento de diferentes movimentos artísticos tornou possível esta grande variedade, transmitindo as suas tendências não só à decoração, mas também à arquitectura.

Esta realidade, por um lado dá-nos a possibilidade de ter múltiplas opções adequadas para todos os gostos, por outro torna a escolha mais complicada, uma vez que há tantas opções e combinações disponíveis.



Uma das formas de facilitar o processo de decoração da nossa casa é basearmo-nos na nossa personalidade e optar pelo estilo que reflecte apropriadamente um pouco de quem somos e do que procuramos em termos de estilo para nos confortar.


Se deseja que a sua casa expresse um pouco de si e gere aquela paz e hospitalidade que procura quando regressa todos os dias do trabalho ou quando nela trabalha, recorra a este guia, para identificar o estilo de decoração que melhor lhe convier.


Diga-me como é e eu digo-lhe o seu estilo.

Há cada vez mais estilos e tendências na decoração, e por isso não é assim tão simples reduzi-la a apenas alguns. É verdade que existem estilos mais notáveis, que ganharam as casas da sociedade actual, por isso daremos prioridade aos que são mais conhecidos e que nunca saem de moda.

Não esqueçamos no entanto o ponto principal deste artigo, que é a personalidade e a sua relação com os estilos decorativos. Pense em como está, nos seus gostos e impressões, e encontrará a decoração ideal para a sua casa.


1- Clássico Contemporâneo. Para tranquilos e reflexivos.


Formas tradicionais e linhas simples e rectas são utilizadas em paredes e tectos, bem como em mobiliário. Tectos altos, grandes janelas e molduras de parede são clássicos que nunca saem de moda.

O mobiliário é simples, simétrico e elegante, e pode ser combinado com vidro ou metal.

Tecidos e tapeçarias, lisos ou com padrões simples e subtis, são frequentemente utilizados, principalmente nos quartos de dormir. Para os entusiastas da história, o mobiliário da época é uma boa escolha.

Embora ainda se fale no estilo clássico, hoje em dia foi adaptado para continuar a alcançar atmosferas clássicas, mas de forma contemporânea, recorrendo a elementos decorativos modernos em espaços conservadores.

As cores tendem a ser principalmente intermédias, nem demasiado claras, nem demasiado escuras, procurando a sobriedade. Anteriormente, eram utilizadas madeiras escuras e pesadas, mas evoluiu para madeiras claras ou contrastantes entre paredes claras e mobiliário escuro e materiais como pedras e madeiras.

É ideal para pessoas reflexivas e clássicas que desfrutam do calor, tranquilidade e relaxamento de um espaço conservador. Perfeito para os amantes da arte e da elegância, que atribuem importância aos detalhes e à estética.


2 - Clássico Antigo. Para românticos e sonhadores.


Este estilo é semelhante ao clássico, mas sem se fundir com o contemporâneo.

Tectos altos com elementos decorativos antigos, tais como grandes lustres. Cortinas em materiais como veludo ou tecidos grossos, em cores escuras.

Tapeçarias padronizadas com desenhos antigos, que podem incluir flores e elementos naturais.

Móveis com linhas arredondadas e madeiras escuras com gravuras e curvas.

Elementos como candelabros, prataria, molduras de retrato com fotografias de família, e armários de exposição com objetos de vidro herdados não devem faltar, dando um toque familiar à casa.

As cores tendem a ser principalmente em tons de violeta, rosa e azul-claro, combinadas com o branco.

É ideal para os amantes da história e do passado, ligados à família e aos amigos. Com uma personalidade profunda, demonstrativa e romântica.


3 - Moderno. Para os inovadores e criativos.


Linhas despojadas e de preferência simples com design prático e funcional.

Os materiais são geralmente polidos e os preferidos são madeira, couro, metal e vidro. Sempre à procura do mais novo e mais elegante.

As cores são geralmente neutras, tais como branco, preto e cinzento. O objectivo da sua neutralidade é destacar objetos decorativos criativos que chamem atenção.

Mistura frequentemente estilos, por exemplo, contemporâneo com vintage ou industrial.

É ideal para os amantes da moda e das últimas tendências. Pessoas organizadas, mas extrovertidas que estão sempre a procurar inovação.


Vintage. Para os nostálgicos, sofisticados e amantes da cultura.


Procura fundir o contemporâneo com o clássico, mantendo um equilíbrio e bom gosto entre o retro e o moderno elegante.

O mobiliário tende a ser antigo, restaurado e rústico, principalmente entre os anos 30 e os anos 80. As suas linhas são principalmente curvas.

São frequentes os estampados e os acessórios decorativos antigos marcantes, tais como baús, telefones e relógios. Tapetes e carpetes em cores fortes e com estampados. As plantas ou flores também estão presentes.

As cores são geralmente suaves, combinando principalmente o branco com cores pastel.

É ideal para os nostálgicos, românticos e amantes de detalhes, mas sofisticados e elegantes.


4 - Escandinavos ou nórdicos. Para discretos e caseiros.


Design simples e quentes não falha. Dá prioridade à ordem, simplicidade, design funcional e minimalista. O mobiliário tem linhas rectas e algumas curvas suaves.

As cores são geralmente brancas ou claras e quentes, em contraste suaves, sempre com a luminosidade como eixo principal.

Os materiais orgânicos estão muito presentes e predomina a madeira, geralmente combinada com materiais industriais. Além disso, a decoração com plantas é muito comum, gerando um maior sentido de equilíbrio.

Há uma abundância de têxteis, de preferência naturais, tais como linho, lã e algodão.

É ideal para pessoas que são reflexivas, equilibradas, práticas e calorosas. Aqueles que gostam de estar em casa com a família e amigos.


5 - Industrial ou Loft. Para os amantes modernos, intensos e urbanos.


Grandes espaços sem divisórias, com tectos altos e grandes janelas com muita luz, mas também com grandes candeeiros pendentes.

Os materiais nem sempre são tratados e podem mesmo ser usados. O ferro, couro, madeira, tijolo e betão são abundantes.

O mobiliário tende a ser robusto e forte, e os tubos, vigas e pilares expostos são comuns.

As cores tendem a ser escuras e neutras, dando um estilo fresco e rústico.

Este estilo é inspirado nos anos 50 de Nova Iorque, comummente adoptado por artistas que viviam na grande cidade e ocupavam fábricas abandonadas.

É ideal para pessoas modernas, intensas, dinâmicas e criativas. Para aqueles que amam o ritmo da vida urbana. Mas é também moderno, elegante e intemporal, e tem estado na vanguarda nos últimos anos, o que o torna um estilo muito versátil.


6 - Boho-Chic. Para boémios e espíritos livres.


Procura reflectir o espírito boémio e livre de regras, por isso mistura estilos que dão prioridade à natureza e simplicidade, mas também elementos decorativos antigos ou étnicos que trazem significado e valor à decoração.

O resultado é atmosferas relaxadas, mas coloridas, com combinações alegres de texturas e cores.

Os principais materiais são madeira e couros sintéticos em cores claras e quentes combinados com tapeçarias, tapetes, estampas étnicas e almofadas a condizer. Os metais são uma boa combinação com este estilo e, claro, as plantas são uma obrigação.

É ideal para pessoas de espírito livre que preferem a vida sem regras, viajando e desfrutando da vida. Adoram a natureza, a arte e as coisas simples.


7 - Japandi. Para aqueles que procuram o equilíbrio e a paz


Uma combinação de decoração nórdica e japonesa, que está cada vez mais presente nas casas. Procura combinar a harmonia Zen e a espiritualidade da decoração japonesa com a funcionalidade e o minimalismo escandinavos.

O mobiliário tem linhas simples, tanto curvas como rectas, e os desenhos são minimalistas.

As cores são de preferência claras, neutras e pastéis. Tente combinar madeiras escuras de design japonês com madeiras escandinavas claras, para enfatizar a fusão.

Os materiais são predominantemente naturais, tais como madeiras, bambu, papel, cerâmicas e plantas.

A decoração é minimalista, evitando acessórios desnecessários. Ornamentos rústicos com materiais cerâmicos de design wabi-sabi japonês são comuns, procurando encontrar beleza em imperfeições. Nesta linha, utiliza também tecidos esgarçados e materiais não tratados.

É ideal para pessoas espirituais, ordeiras e calmas que procuram paz e inspiração.


8 - Rústico. Para os amantes tradicionais e do campo


Ligações locais é a premissa deste estilo, que se concentra principalmente na decoração rural. Embora seja muito variado, dado que as orientações locais são diversas, o principal é que se baseia no que é popular.

O mobiliário é adopta materiais territoriais locais, de preferência artesanal mas também pode estar incluído alguma manufactura.

Os materiais naturais como madeira, pedra e argila e elementos de bambu e vime são considerados prioritários. Também tapeçarias, tapetes e tecidos feitos de fibras naturais, tais como linho, algodão e lã e inda o ferro.

Elementos decorativos funcionais, tais como lareiras, são um clássico, e outros elementos metálicos estruturais como maçanetas de portas e puxadores. Como em toda a decoração rústica, as plantas são uma obrigação ornamental.

As cores são inspiradas na natureza e há uma abundância de castanhos e verdes, combinados com cores quentes e brancos.

É ideal para pessoas tradicionais e simples que procuram o conforto da vida natural e das referências territoriais e da história, em oposição a referencias mais citadinas.


9 - Minimalismo. Para práticos e equilibrados


As linhas rectas e simples abundam, há dispensa de decorações e ornamentos, e procura a máxima funcionalidade.

É dada prioridade a materiais tais como madeira, aço, cimento e vidro.

O mobiliário é baixo, largo e muito limitado, já que o objectivo é incorporar apenas elementos essenciais, sem sobrecarga.

Não são utilizados muitos padrões mas sim texturas, uma vez que o objectivo é criar uma atmosfera simples, tranquila e ordenada.

As cores são geralmente neutras e leves, sem demasiadas variações, transmitindo frieza, mas ao mesmo tempo elegância e conforto.

É ideal para pessoas simples, orientadas e não materialistas que procuram a serenidade de uma decoração essencial, sem elementos ou excessos desnecessários.


10 - Glam. Para extravagantes

No extremo oposto ao minimalismo está o estilo glam como este ambiente da Boca do Lobo, que surge da combinação das tendências modernas, clássicas e industriais, com uma impressão extravagante e glamorosa, remanescente de Hollywood na década de 1930.

Os espaços e salas são normalmente grandes, para que a decoração ornamentada pareça elegante e sofisticada.

Materiais como o veludo, tecidos com pêlo e couro, e mobiliário com capitonné são uma marca deste estilo.

As cores têm grande liberdade e a paleta é ampla, com pelo menos duas cores vibrantes tais como fúcsia, azul, prata, ouro ou preto, em contraste com o branco e cores claras.

Os elementos caros e luxuosos são frequentemente combinados com elementos simples e comuns. Grandes pinturas, esculturas, vasos, bandejas, vasos de vidro e grandes espelhos são alguns dos elementos decorativos mais mais utilizados.

Estampados em tapetes, carpetes, tapeçarias e almofadas combinam muito bem com este estilo. Animal Print, riscas e outros padrões geométricos.

A iluminação é também um factor muito distintivo. Grandes lâmpadas pendentes, lustres ou candeeiros de cascata, lustres antigos, e desenhos ostentosos são alguns dos elementos obrigatórios deste estilo.

É ideal para pessoas extravagantes, alegres, sedutoras e sofisticadas.


Conclusão

Embora existam muitos mais estilos decorativos e fusões que podem ser adaptados a cada personalidade, acreditamos que estes 10 são os mais utilizados e estão na vanguarda da moda. Podem mesmo ser combinados uns com os outros para conseguir numerosos estilos decorativos para cada gosto e personalidade.

Encontrou a que mais lhe convém? Com esta base e colocando um pouco da sua personalidade e gostos, estamos certos que conseguirá realizar a casa dos seus sonhos, onde não só conseguirá transmitir um pouco de si aos seus convidados, mas também terá a harmonia e a energia que o identifica.


Autoria : Luciana Sánchez

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page