top of page
Hi There

Hi, I'm Joana!

Crio Conceitos simples e deliciosos com três regras apenas: uso apenas uma ideia, até 10 ingredientes e levo apenas 30 minutos ou menos a visualizá-los. Este é sobre

Ser Português, Turismo e Design de Interiores!

 

I create simple and delicious Concepts with three easy rules: I use only 1 idea, up to 10 ingredients, and take just 30 minutes or less to visualise it. This one is about Being Portuguese, Tourism & Interior Design!

Saber + / More >
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

hotel blog

BEST

Excellence Award

2017

Mailing List para Novidades
News Mailing List
  • Black Instagram Icon

Horexpo Innovation Lab “Os hotéis, que Futuro e Inovação?"é já na segunda-feira

“Superou as expectativas”, diz o promotor do Concurso de Projecto de Decoração d’O Mais Português Hotel do Mundo”, após o fecho da apresentação das cinco propostas materializadas, na feira Alimentária & Horexpo.

Na verdade, as propostas apresentadas garantiram uma enorme harmonia decorativa e uma excelente qualidade, dada pela totalidade dos produtos portugueses a que as criativas recorreram – 100% Made in Portugal – para materializar através de uma Recepção, Zona de Estar e de Refeições com Esplanada comum e dois quartos, um Standart e outro Premium, com layout que eu própria distribui nos m2 disponíveis no Pav 2 da Feira Internacional de Lisboa, no decorrer do trabalho de desenvolvimento do Conceito.

Mas serão estes os espaços que queremos manter nos Hotéis do Futuro?

Já há novas propostas!

O PUBLIC em Nova Iorque pelo Ian Schrager e o Jo&Joe do Grupo Accor já são exemplos fortes. No primeiro, hotel de 4 estrelas, os quartos são 100% não fumadores, a Sala de Fitness está aberta 24h, a decoração é deslumbrante, muito interactiva com a cidade e apresenta algumas propostas novas, uma loja de conveniência, uma sala de espetáculos e pequenos eventos privados. A Internet e o carregamento de telemóveis, já não apresentam qualquer problema dada a profusão de ficha técnicas para o efeito e claro free wi-fi em todo o lado. A grande novidade é ser um Hotel Luxury mas para todos, com preços acessíveis. Quarto para duas pessoas em Queen king size bed mais cama de criança pelo valor de 346€.

O Jo&Joe vai um pouco mais longe em termos de modelo, mais próximo da minha ideia do que poderá vir a ser um hotel num futuro próximo, uma vez que reage muito bem ao sucesso de novos players digitais. É uma nova aposta que assenta num misto entre o arrendamento privado, hostels e hotéis (espaços de alojamento privados, partilhados e alternativos – como uma caravana ou uma rede – e áreas comuns).

A Airbnb também anda a acrescentar valor á sua proposta de alojamento com incorporação de possibilidade de reserva de voos, restaurantes e até eventos.

Em Portugal o que está a acontecer de novo nos Hotéis? No momento em que me apercebo de alguns números e daquilo que acontece no sector em Portugal, decorrente do obrigatório trabalho de pesquisa sempre que me encomendam um novo Conceito, questiono-me se não deveríamos também refectir sobre qual o modelo mais apropriado para ’O Mais Português Hotel do Mundo´ que o Grupo Hoti Hotéis irá desenvolver durante os próximos dois anos.

Mais de 80 hotéis abrem portas nos próximos dois anos. Até 2018 vão abrir 83 novas unidades hoteleiras no país, 41 das quais ainda este ano informou Cristina Siza Vieira Associação de Hotelaria de Portugal e cerca de metade das novas unidades hoteleiras, começará a operar ainda este ano, o governo quer turismo em todo o país e no ano inteiro, é o que pede a Secretária de Estado do Turismo, Dra Ana Mendes Godinho, quando recomenda aos agentes do sector para que o turismo seja uma "atividade de todo o território nacional e durante o ano inteiro, importa continuar a trabalhar o turismo também na chamada época baixa, num momento em que esta atividade já cresce desconcentradamente em todo o país e ao longo de todo o ano”.

E no mês em que ficámos a saber que em abril tivemos + 29% proveitos turísticos, o maior crescimento de sempre, é pertinente questionar "E o Hotel do Futuro, qual será? É sobre esta pergunta que vamos reflectir no Horexpo Innovatio Lab “Os hotéis, que Futuro e Inovação”?

O convite foi alargado a todos os agentes actores do sector do Turismo e trata-se de um evento decorrente do projecto "O Mais Português Hotel do Mundo" para a feira Alimentaria & Horexpo.

Será um encontro entre especialistas do Sector do Turismo, onde propomos desconstruir o actual conceito de “Hotel”, centrar o pensamento na Experiência do Hóspede, definir Focos de Inovação e finalmente, realizar sessões de brainstorming, estruturadas através de um processo de metodologia e ferramentas de Design Thinking, com o objectivo de Inovar em contexto de Portugal e chegar a um modelo de Hotel do Futuro!

Esta acção decorre em 3 workshops, de 3 horas e em dias diferentes, sendo que os dois primeiros decorrem já nos dias 19 e 20 Junho – 10h/13h (acolhimento a partir das às 9.30h), na Sala 2 do Meeting Center, na Feira Internacional de Lisboa (no Parque das Nações).

Como tem dito o conceituado e experiente hoteleiro André Jordan, o Turismo é tudo e se é tudo, então todos podem e devem participar.

Este Laboratório de Inovação é um modelo que pretende agir sobre questões societárias e de comunidade, ou seja, não se restringe a resolver um problema especifico de uma organização, mas sim a desafios que são do domínio comum, pelo que a entrega dos resultados à Dra Ana Mendes Godinho, faz todo o sentido. A "natureza" e contexto deste tipo de desafios, necessitam de uma abordagem que seja intensiva, realizada num curto espaço de tempo, com grande envolvimento e participação de grupos de interessados de áreas bastante diversas e que devem ser ouvidas.

São inúmeros os testemunhos de que não queremos um turismo desgarrado dos bairros, dos habitantes locais, desprezando imóveis de interesse público, em conflito com as novas ofertas de alojamento, de vida, de partilha e colaborativa. Não queremos Hotéis estagnados e fechados em si mesmos, com ausência de experiências turistas nacionais e das comunidades locais. Queremos ser Universais e Únicos ao mesmo tempo!! E os Hoteleiros têm de saber isto!

Teremos o maior gosto na sua colaboração e deve confirmar a sua participação através de um rápido registo online, a que deve aceder por AQUI.

bottom of page