Porcelana Vista Alegre desde 1824
Fundada em 1824, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal. Para a fundação e sucesso deste arriscado empreendimento industrial foi determinante o espírito de persistência do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto. Figura de destaque na sociedade portuguesa do século XIX, proprietário agrícola, comerciante audaz, incorporou sabiamente o ideário liberal do século, tendo-se tornado “o primeiro exemplo de livre iniciativa” em Portugal.
Ao longo do seu percurso, a marca Vista Alegre, que sempre esteve intimamente associada à História e à vida cultural portuguesas, adquiriu uma notoriedade ímpar e de enorme projeção.
A qualidade dos cristais Atlantis alterou profundamente a perceção dos consumidores, que começaram progressivamente a valorizar o cristal nacional. As peças produzidas em Alcobaça passaram a merecer a confiança e a preferência dos portugueses e do mercado internacional, representando a exportação, em 1974, entre 50% e 75% da faturação, com especial ênfase para o mercado norte-americano.
Marca líder incontestada no seu setor em Portugal, a Atlantis, parte integrante do Grupo Vista Alegre, continua a apostar numa estratégia de expansão, quer a nível de mercados, quer a nível de públicos.