top of page
Hi There

Hi, I'm Joana!

Crio Conceitos simples e deliciosos com três regras apenas: uso apenas uma ideia, até 10 ingredientes e levo apenas 30 minutos ou menos a visualizá-los. Este é sobre

Ser Português, Turismo e Design de Interiores!

 

I create simple and delicious Concepts with three easy rules: I use only 1 idea, up to 10 ingredients, and take just 30 minutes or less to visualise it. This one is about Being Portuguese, Tourism & Interior Design!

Saber + / More >
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

hotel blog

BEST

Excellence Award

2017

Mailing List para Novidades
News Mailing List
  • Black Instagram Icon

Design Thinking na Alimentária & Horexpo

Entrada é Gratuita e a sua presença deve ser registada AQUI.

Como tem vindo a ser anunciado, a FIL- Feira Internacional de Lisboa organiza 04 a 06 de Junho em parceria com a AESA, a Alimentaria&Horexpo Lisboa, a maior plataforma de negócios para os sectores da Alimentação, Distribuição e Hotelaria em Portugal que através do Salão Horexpo, evidência o canal Horeca em Portugal.

Sendo as feiras o palco por excelência das novidades e dos avanços tecnológicos das empresas, procuramos desenvolver aquando da sua realização, acções específicas que têm como finalidade comunicar o sector e os seus intervenientes.

Neste sentido, a FIL lançou o desafio a um grupo restrito de criativos (Arquitectos e Designers de Interiores com projectos na área da hotelaria e requalificação de alojamento) como também tem vindo a ser anunciado, para a criação de uma área expositora que sensibilize os players do Sector do Turismo para a excelência dos produtos portugueses, a importância do processo criativo e a contratação de profissionais no tratamento dos interiores dos vários tecidos turísticos existentes e emergentes no mercado português e internacional ( Hotéis, Hostels, Aldeamentos, Turismo de Habitação, Turismo Rural…). É neste contexto que Horexpo, como sabe, irá apresentar “O MAIS PORTUGUÊS HOTEL DO MUNDO”.

Considerando o momento ideal para estender este projecto a um processo participativo e co-criativo que possa gerar Novos Conceitos de Hotel inovadores, de futuro e inspiracionais, propusemos, eu e o meu colega Mário Pires, à Fil e a um conjunto de professores da Pós Graduação em Design Thinking e Prototyping (IDEAS REVOLUTION) que nos encontramos a terminar no IADE/ Universidade Europeia do Grupo Laureate International Universities, criar o HOREXPO INNOVATION LAB. Trata-se de uma acção totalmente inovadora em contexto de feira, que tem como objectivo final, a entrega dos seus resultados ao país, pela mão da Dra. Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, de modo a que possam ser disseminados junto dos principais agentes e players do sector e da indústria. Mais informamos que este Laboratório decorre em agenda paralela à feira, desenvolve-se primeiramente através de dois Workshops de Design Thinking (com dois grupos diferentes), cujo processo assenta na recolha de informação detalhada e multidimensional, onde se pretende desconstruir o actual conceito de “Hotel”, centrar o pensamento na Experiência do Utilizador, definir focos de inovação e finalmente, realizar sessões de brainstorm estruturadas com o objectivo de inovar o Conceito de Hotel num contexto de Portugalidade. Estes workshops irão decorrer nos dias 19 e 20 de Junho e contam com a participação de todos os agentes e representantes da Comunidade Académica, do Sector do Turismo da Tecnologia e Governamental também.Laboratório “Os Hotéis, que Futuro e Inovação?”

Dentro dos modelos de implementação do processo de Design Thinking para a inovação, o IDEAS(R)EVOLUTION, criou o Laboratório de Inovação. É um modelo que pretende agir sobre questões societárias e de comunidade, ou seja, não se restringe a um problema especifico de uma organização, mas sim a desafios que são do domínio comum. A "natureza" e contexto deste tipo de desafios, necessitam de uma abordagem que seja intensiva, realizada num curto espaço de tempo, com grande envolvimento e participação de grupos de interessados de áreas bastante diversas que precisamos "ouvir". Por isso este modelo foi desenhado com um conceito de "ilhas" onde de uma forma rotativa grupos multidisciplinares de Stakeholders são "ouvidos", expressam as suas opiniões, motivações, ideias, divergências e consensos, permitindo dessa forma a recolha de uma quantidade importante de Informação que posteriormente é analisada, sintetizada e clusterizada pela equipa de projeto. É com base nessa informação que depois se realiza o processo de ideação de soluções criativas e inovadoras para o problema / desafio inicial, ou seja, o processo criativo é realizado com base em "criatividade informada".

Cada uma das "ilhas" de recolha de informação tem uma temática e objetivo próprio (complementar entre si) e é realizado a partir de técnicas / ferramentas criadas especificamente para estas dinâmicas grupais. A base de conhecimento para a criação destas ferramentas são: o Pensamento Sistémico; os princípios de Divergência / Convergência; a Análise / Síntese e as Conexões/ Combinações de informação.

A dinâmica será organizada da seguinte forma:

Parte 1

Ilhas de trabalho temáticas em rotação e sempre com foco na portugalidade:

ILHA 1 - Desconstruir a palavra "Hotel" - encontrar palavras chave para o processo de construção da inovação;

ILHA 2 - As is / To be - retrato do sector e da Industria;

ILHA 3 - Experiências de Uso / Consumo - Diferentes jornadas em diferentes tipologias de produto/serviço

ILHA 4 - Centrada na Pessoa - motivação, drivers, processos cognitivos, processo de decisão.

Estas ilhas tem como objectivo a recolha e seleção da informação, com as ferramentas IDEAS(R)EVOLUTION, necessárias ao processo de ideação de novas soluções e conceitos.

Parte 2

Ideação e prototipagem de conceitos:

BRAINSTORMING - Introdução na ideação da palavra "Português" - Cada grupo de trabalho multidisciplinar irá divergir, convergir e experimentar novas soluções, futuras e inovadoras para o conceito de "hotel".

Para o Momento de Análise e Criação de Resultados são posteriormente realizados Convites aos participantes dos Workshop 1 + Workshop 2 para participarem num Workshop 3, com o objectivo de Gerar um Cenário de Futuro, com base na Recolha e Ideação de Prototipagem dos Workshops anteriores. Estes resultados serão então e posteriormente partilhados com a Secretaria de Estado Turismo, em pequena cerimónia a realizar em data ainda a anunciar.

A Lotação máxima para qualquer um dos Workshops é de 40 participantes.

Caso a sua actividade profissional de alguma forma se relaciona com o Sector do Turismo e/ou Hotelaria e se queira inscrever, a Entrada é Gratuita e a sua presença deve ser registada AQUI.

Embora ainda haja alguns lugares livres, deverá aguardar pela confirmação, uma vez que a participação é limitada.

bottom of page