O Conceito e porquê o Mais Português?
Foi com uma apresentação de 15 slides, de pouco texto, algumas imagens e videos e chamadas de atenção para aquilo que outras marcas estão a desenvolver para atrair e garantir seguidores, que elaborámos o diálogo sobre quais as linhas orientadoras do conceito e projecto O Mais Português Hotel do Mundo.
Alinhada à orientação do programa do Plano Estratégico Nacional do Turismo de Portugal, realizámos em grupo, uma viagem pela Informação existente neste plano orientador, identificámos Objectivos e como, em grupo e com que estratégia, iríamos realizar as suas Actuações.
"Tudo aquilo que o sector do turismo precisa em Portugal é de que lhe sejam garantidas condições de competitividade para vencer num mundo global. Competitividade para conseguir oferecer a melhor proposta, para conseguir responder às motivações da procura, para conseguir estruturar o seu negócio, para conseguir investir na qualificação ou requalificação da sua atividade, para conseguir inovar, para conseguir ser melhor e mais rápido e mais ágil do que a concorrência."
Garantimos que todas ficássemos a par dos cinco princípios para Portugal 2020: a Pessoa, a Liberdade, a Abertura, o Conhecimento e a Colaboração e as 6 formas de expressar essa ambição de destino - "Agilidade e Dinamismo", com "Sustentabilidade e de Qualidade", através de "Empresas Competitivas", "Empreendedor", "Ligado ao Mundo" e "Gerido de Forma Eficaz"!
Sendo certo que o Turismo continuará a crescer `a escala global, a concorrência entre destinos alternativos será cada vez mais intensa. É também certo que é passado o tempo em que o turísta procurava na hotelaria apenas a luxuosidade, hoje uma vez que todos acedemos ao mesmo de forma livre e acessível, a luxuosidade é ultrapassada pelo que é genuíno e único, na universalidade. Assim definimos que o sobressair dos novos destinos, das novas acomodações deveria assentar naquilo que cada lugar oferece por seu único e irrepetível.
No caso de Portugal será a sua portugalidade e os elementos que a caracterizam e projectam.
As principais tendências da mudança que afectam o turismo aos dias de hoje são globais. São elas os Transportes, Economias, Ambientais, Tecnológicas e finalmente Demográficas e Socioculturais. Identificámos as Consumer Trends como sendo a Exclusividade, a Experiência, a existência de uma Mensagem, a Unicidade, o crescente uso das tecnologias e os novos valores e princípios ligados à Sustentabilidade.
Não querendo detalhar cada uma dessas tendências, vincámos bem a circunstância do Turista ser hoje simultaneamente produtor, actor e espectador. Esta realidade abre novas possibilidades no que toca à gestão da procura, por via de um conhecimento mais profundo do mercado: os fluxos de turistas, as suas características, as suas preferências e motivações, o grau de satisfação e as suas necessidades, entre outro tipo de dados.
Saltando a caracterização das tipologias de empreendimentos turísticos e afins, é certo que são elas os pontos de acolhimento dos diversos visitantes e turísticas.
Como deve então ser o Mais Português Hotel do Mundo do ano 2017?