top of page
Hi There

Hi, I'm Joana!

Crio Conceitos simples e deliciosos com três regras apenas: uso apenas uma ideia, até 10 ingredientes e levo apenas 30 minutos ou menos a visualizá-los. Este é sobre

Ser Português, Turismo e Design de Interiores!

 

I create simple and delicious Concepts with three easy rules: I use only 1 idea, up to 10 ingredients, and take just 30 minutes or less to visualise it. This one is about Being Portuguese, Tourism & Interior Design!

Saber + / More >
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

hotel blog

BEST

Excellence Award

2017

Mailing List para Novidades
News Mailing List
  • Black Instagram Icon

O Conceito e porquê o Mais Português?

Foi com uma apresentação de 15 slides, de pouco texto, algumas imagens e videos e chamadas de atenção para aquilo que outras marcas estão a desenvolver para atrair e garantir seguidores, que elaborámos o diálogo sobre quais as linhas orientadoras do conceito e projecto O Mais Português Hotel do Mundo.

Alinhada à orientação do programa do Plano Estratégico Nacional do Turismo de Portugal, realizámos em grupo, uma viagem pela Informação existente neste plano orientador, identificámos Objectivos e como, em grupo e com que estratégia, iríamos realizar as suas Actuações.

"Tudo aquilo que o sector do turismo precisa em Portugal é de que lhe sejam garantidas condições de competitividade para vencer num mundo global. Competitividade para conseguir oferecer a melhor proposta, para conseguir responder às motivações da procura, para conseguir estruturar o seu negócio, para conseguir investir na qualificação ou requalificação da sua atividade, para conseguir inovar, para conseguir ser melhor e mais rápido e mais ágil do que a concorrência."

Garantimos que todas ficássemos a par dos cinco princípios para Portugal 2020: a Pessoa, a Liberdade, a Abertura, o Conhecimento e a Colaboração e as 6 formas de expressar essa ambição de destino - "Agilidade e Dinamismo", com "Sustentabilidade e de Qualidade", através de "Empresas Competitivas", "Empreendedor", "Ligado ao Mundo" e "Gerido de Forma Eficaz"!

Sendo certo que o Turismo continuará a crescer `a escala global, a concorrência entre destinos alternativos será cada vez mais intensa. É também certo que é passado o tempo em que o turísta procurava na hotelaria apenas a luxuosidade, hoje uma vez que todos acedemos ao mesmo de forma livre e acessível, a luxuosidade é ultrapassada pelo que é genuíno e único, na universalidade. Assim definimos que o sobressair dos novos destinos, das novas acomodações deveria assentar naquilo que cada lugar oferece por seu único e irrepetível.

No caso de Portugal será a sua portugalidade e os elementos que a caracterizam e projectam.

As principais tendências da mudança que afectam o turismo aos dias de hoje são globais. São elas os Transportes, Economias, Ambientais, Tecnológicas e finalmente Demográficas e Socioculturais. Identificámos as Consumer Trends como sendo a Exclusividade, a Experiência, a existência de uma Mensagem, a Unicidade, o crescente uso das tecnologias e os novos valores e princípios ligados à Sustentabilidade.

Não querendo detalhar cada uma dessas tendências, vincámos bem a circunstância do Turista ser hoje simultaneamente produtor, actor e espectador. Esta realidade abre novas possibilidades no que toca à gestão da procura, por via de um conhecimento mais profundo do mercado: os fluxos de turistas, as suas características, as suas preferências e motivações, o grau de satisfação e as suas necessidades, entre outro tipo de dados.

Saltando a caracterização das tipologias de empreendimentos turísticos e afins, é certo que são elas os pontos de acolhimento dos diversos visitantes e turísticas.

Como deve então ser o Mais Português Hotel do Mundo do ano 2017?

Algumas questões temos para já como certas, o novo tecido turístico, tenderá a ter nova presença onde o Design de Interiores estará a realçar a Inovação, o processo criativo e a excelência dos produtos portugueses, por isto, este é um projecto dirigido exclusivamente a empresas com marcas portuguesas. Queremos sensibilizar os players do Sector do Turismo para a excelência destes produtos, a importância do processo criativo e a contratação de profissionais no tratamento dos interiores dos vários tecidos turísticos existentes e emergentes no mercado português sejam eles Hotéis, Hostels, Aldeamentos, Turismo de Habitação, Turismo Rural, Alojamento local, etc…
Como? Através da exploração de espaços de alojamento de várias tipologias turísticas e serviços associados, cada uma delas a adoptar um segmento diferente que evidencie as soluções e marcas portuguesas e desperte a curiosidade para a Decoração, Produtos e Serviços de Hotéis desde o mobiliário, revestimentos, iluminação, têxteis decorativos, produtos de mesa, cama e banho, aménities, serviços e tecnologias.
Explorámos então duas Hipóteses de actuação para mostrar os vários segmentos turísticos existentes no nosso país: Sol e Praia; Residencial; Desporto; Negócios; Urbano; Cultural; Rural; Ecoturismo e Natureza; Aventura; Saúde, através de uma só divisão. A Hipótese 1 que poderá explorar o "Quarto" ou a Hipótese 2, a exploração dos mesmos segmentos em várias tipologias turísticas através de 6 divisões, cada uma delas a adoptar um segmento diferente.
Deixámos a decisão final para mais tarde, porque para já decidimos apresentar o Conceito na Feira BTL que arranca no dia 15 de Março, através de alguns apontamentos e instalações que não comprometessem o layout de uma das duas Hipóteses a adoptar mais tarde.
bottom of page